A oportunidade de orientar a aprendizagem dos alunos ganha motivação com a 8ª edição do Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito, criado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). As inscrições poderão ser feitas até 1º de novembro.  Os primeiros colocados de cada categoria receberão a quantia de R$ 2.000,00 e os segundos colocados a quantia de R$ 1.000,00.

No ano passado, um dos vencedores do primeiro lugar na subcategoria “Escola Pública” foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisca Marques. A professora Josirene da Silva Ferreira desenvolveu com os alunos o projeto “Trânsito, responsabilidade social”, com ênfase na instalação de uma faixa de pedestres.

Este ano haverá um novo projeto, que já está em execução com os alunos. “Estou trabalhando outra vez essa temática da faixa de pedestres e dois agentes de trânsito da Strans já estiveram na escola contribuindo com a aprendizagem dos alunos”, relata.

Sobre o prêmio que a escola conquistou em 2018, a professora revela a satisfação de ter esse reconhecimento. “Fiquei muito feliz pela conquista e também pelo aprendizado dos estudantes, que também envolveu os pais”, fala.

VIII Prêmio de Educação no Trânsito

O objetivo da premiação é estimular crianças, jovens, educadores, profissionais de comunicação, escolas, empresas e ONGs a refletir sobre o comportamento da população no trânsito, a fim de torná-lo mais seguro e humano.

Este ano, a edição trará uma nova modalidade, destinada especificamente para professor de escola pública e privada. Na categoria aluno, existem as subcategorias ensino infantil, alunos do 1º ao 3º ano, alunos do 4º ao 6º ano, alunos do 7º ao 9º ano, alunos do ensino médio e do ensino superior.

Na categoria profissionais de comunicação, existe as subcategorias profissionais de jornais ou revistas, rádio, tv, portal ou internautas. A categoria responsabilidade social no trânsito permite inscrição de pessoa jurídica ou física que desenvolvam ações de educação no trânsito envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, álcool ou velocidade. A categoria fotografia é para o público em geral e a foto deve ter como embasamento o tema “Atitude legal que me chama atenção no trânsito”.

Os interessados em concorrer podem fazer a inscrição até 1º de novembro. Os trabalhos deverão ser enviados à sede da Strans em envelope ou pacote fechado, com o título do prêmio desta edição e a categoria e subcategoria escolhida. O candidatado também deve enviar a ficha de inscrição preenchida.